domingo, 27 de maio de 2012

VÍRUS

Introdução
          Vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso ou toxina Um vírus é um agente biológico microscópico muito simples e medem cerca de 0,2 µm. Reproduzem-se dentro de células de hospedeiros viventes.
             Quando infectada por um vírus, uma célula hospedeira é obrigada a fabricar milhares de cópias idênticas ao vírus original em um grau extraordinário. Ao contrário da maioria dos seres vivos, vírus não têm células que se dividem em novos vírus são montados na célula hospedeira infectada. Mais de 2 000 espécies de vírus já foram descobertas.
         São encontrados onde quer que haja vida e têm provavelmente existido desde que células vivas evoluíram primeiramente. A origem dos vírus é obscura porque eles não formam fósseis, então técnicas moleculares têm sido os meios mais úteis de hipotetizar como eles surgiram.


Estrutura de funcionamento
      Vírus são os únicos organismos acelulares da Terra atual., formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA (ácido desoxirribonucleico,é a parte mais importante de cada célula. Ele contém informações vitais que passam de uma geração à outra), RNA ( ácido ribonucléico, que é o responsável pela síntese de proteínas da célula ) ou os dois juntos (citomegalovírus)..
     Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e procarióticas (de bactérias).
Reprodução dos vírus


Ciclo litico                                            

1.    a partícula libera suas instruções genéticas dentro da célula hospedeira;
2.    o material genético injetado recruta as enzimas da célula hospedeira;
3.    as enzimas fazem as partes de novas partículas de vírus;
4.    as novas partículas juntam-se formando novos vírus;
5.    os novos vírus rompem a célula hospedeira e libertam-se.
                                            
           No ciclo lítico, o vírus se reproduz usando o mecanismo químico da célula hospedeira provocando sua morte. Independente do tipo da célula hospedeira, todos os vírus seguem as mesmas etapas básicas, conhecidas como ciclo lítico, uma partícula de vírus prende-se a uma célula hospedeira;








Ciclo lisogênico

                                                     No ciclo lisogênico, o vírus insere seu material genético na bactéria ou na célula hospedeira, onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da célula infectada. Isto é, o DNA viral torna-se parte do DNA da célula infectada. Uma vez infectada, a célula continua suas operações normais, como reprodução e ciclo celular. Durante o processo de divisão celular, o material genético da célula, juntamente com o material genético do vírus que foi incorporado, sofrem duplicação e em seguida são divididos equitativamente entre as células-filhas. Assim, uma vez infectada, uma célula começará a transmitir o vírus sempre que passar por mitose e todas as células estarão infectadas também.




Doenças causadas por virus
·        Catapora
·         Caxumba
     É uma doença viral com grande capacidade de transmissão, apresenta como sintoma principal o inchamento de uma ou mais glândulas salivares, causando um aumento exagerado do volume da região do pescoço.
·         Dengue
     É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea, portadora do vírus dessa doença.
·         Ébola
·         Febre aftosa

     É uma doença viral altamente infeciosa, que acomete animais de casco bipartido, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos.

·        Febre Amarela
     Sua transmissão se dá por meio da picada de mosquitos previamente contaminados, ao sugarem o sangue de um indivíduo acometido.
·         Gastrenterite viral
·         Gripe
      É causada pelo vírus Influenza. Existem três tipos sendo: A, B e C.
·         Hepatite
     É toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial, até doença fulminante e fatal. Existem vários tipos de hepatite:  A, B, C, D, E, F, G, citomegalovírus.
·        Mononucleose
     Doença transmitida pela ingestão de saliva contendo o vírus Epstein-Barr. Em virtude da sua forma de transmissão, é conhecida popularmente como a “doença do beijo”.
·         Poliomielite
      É uma doença viral transmitida principalmente através de gotículas de saliva emitidas por pessoas contaminadas, ou através da ingestão de água e alimentos contaminados por fezes contendo carga viral.
·         Raiva
     É uma doença infecciosa viral que afeta, unicamente, animais mamíferos. Ela envolve o sistema nervoso central, levando a óbito em pouco tempo.
·         Resfriado
     Uma infecção das vias aéreas superiores, essa acomete o nariz e a garganta, manifesta-se com coriza, mal-estar, comumente não há febre, ou febre pouco intensa. 
·         Rubéola
     É uma doença infectocontagiosa transmitida através do ar.
·         Sarampo
·         Varíola
     Dá-se pelo contato com pessoas doentes ou objetos que entraram em contato com a saliva ou secreções destes indivíduos.
·         Verrugas virais
    São tumores benignos provocados pelo vírus HPV (Pappilomavirus humano) do tipo 1, 2, 3 e 4.
Curiosidades sobre vírus
Variações genéticas
        Os cientistas encontram dificuldades para desenvolver as vacinas, pois os vírus são sujeitos a variações genéticas. Possuem duas variabilidades genéticas.
      A primeira é a mutação: o vírus sofre mutações o que torna difícil criar uma vacina especifica para combatê-lo. o vírus de RNA é mais mutagênico do que os de DNA.
O segundo se chama recombinação.


         A gripe espanhola é um bom exemplo, a uma influenza que causa gripe em aves e uma que causa em seres humanos, essas duas versões de influenza parasitam os porcos e se recombinam. Essa nova combinação de RNAs gera  uma nova versão de influenza que foi causadora de milhões  de mortes no mundo. Isso se chama recombinação genética.

Geradores de energia
        Um vírus comedor de bactérias, chamado bacteriófago M13, pode se transformar em uma nova opção no emergente campo da “colheita de energia”, que busca dispositivos capazes de gerar potências suficientes para alimentar aparelhos eletrônicos portáteis. estes geram energia quando são submetidos a uma tensão mecânica  quando são apertados ou dobrados. Os pesquisadores demonstraram que o efeito é gerado por proteínas em formato de mola, localizadas na capa externa do vírus. Como o efeito não era muito forte, eles usaram engenharia genética para adicionar quatro aminoácidos com carga negativa em uma das extremidades da proteína helicoidal. Cada vírus M13 mede 880 nanômetros, sendo recoberto com 2.700 proteínas eletricamente carregadas. As diversas fibras, compostas por centenas de vírus, são empilhadas para aumentar a energia produzida pelo biogerador. E, como um bom vírus, ele se multiplica rapidamente, alcançando a cifra de milhões em algumas horas, o que significa que nunca faltará matéria-prima para os biogeradores.
Curiosidade
     Os antibióticos não servem para combater os vírus. Alguns tipos de remédios servem apenas para tratar os sintomas das infecções virais. As vacinas são utilizadas como método de prevenção, pois estimulam o sistema imunológico das pessoas a produzirem anticorpos contra determinados tipos de vírus.
Curiosidade
     Nem todos os vírus são patogênicos. Alguns até beneficiam o organismo, como os vírus presentes no intestino. Como infectam bactérias presentes nessa parte do corpo, eles ajudam a evitar diarréias e gastroenterites (inflamação simultânea do estômago e dos intestinos).
Fontes:
WIKIPÉDIA,
WWW.youtube.com
Trabalho feito pelos alunos (as):  
Alex
 Antônio
 Gizele
 izabela
 Jhonatha

Professor: Carlos Eduardo Esteves de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário